sábado, 17 de dezembro de 2011

Louro Sem a Língua Presa


Como se não bastassem as injustiças que escandalosamente tomam conta do nosso país, principalmente as sociais e políticas, ainda nos deparamos com notícias como esta: “Papagaio que chamou político de ladrão está detido no IBAMA”.
É isso mesmo. Não é piada. O animal está preso por ter falado o que nós pensamos. Onde está a liberdade de expressão deste país? É pelo fato de ele ser um animal irracional que tem de ser preso?  Aí é onde está o duplo erro: primeiro, por solicitarem a detenção da ave; segundo, por não haver motivo para tal ato. Esse papagaio raciocina muito melhor que muitas autoridades deste país.
Ah! Excelentíssimo Senhor Político agredido verbalmente pelo louro, acredito que vossa excelência não tenha mais motivo para se preocupar, pois o advogado do bichinho terá que ser muito bom e, Tendo em vista que o papagaio realmente chamou o político de ladrão, ele configura-se como culpado, e vocês sabem que, quanto mais culpado, melhor o advogado. O coitado do animal não tem dinheiro para isso.   
O louro, por sua língua afiada, está detido no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o IBAMA. O caso nos traz más recordações: lembranças da ditadura militar, suas torturas, repressões, silêncio e exílio! Será o início da ditadura IBAMAR?
Não sabemos mais aonde tudo isso vai parar. Não consigo imaginar uma ponte que nos faça atravessar a política e suas falcatruas para chegar numa terra de verdade na qual a justiça não seja injusta, fé seja professada e o impossível traga possibilidades.
Aqui (antes da ponte) percebemos o cortejo à insanidade a ponto de ver uma ave detida (será que terá julgamento?). Não quero mais elevar minha crença a ponto de desafiar o instinto dissonante dos animais racionais que tomam conta do nosso país, porque eles são capazes de pedir a detenção de um papagaio alegando que este seja uma ameaça às suas dignidades e honras.  

Vero Fernando

5 comentários:

  1. Ilustríssimo amigo Verinho... Te parabenizo pelas brilhantes crônicas lançadas em seu blog. São originais e ricas em conteúdos e de grande expressão. Todos nós só temos a ganhar com a difusão do seu trabalho. E o Canguaretama em Chamas continuará sendo espelho de suas crônicas espetaculares. Um forte abraço e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Que texto massa, conheci suas crônicas através do Canguaretama em Chamas, parabéns! Me identifiquei com teu blog, também sou professor por aqui e compartilho das tuas angustias e alegrias. Abraço e Boas Festas!

    Ah e se quiser conhecer e seguir o meu blogue será uma honra o link é http://recortecotidiano.blogspot.com/

    P.S. com sua autorização gostaria de reproduzir o texto, aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  3. E nessa correria acabei foi esquecendo de seguir o blogue, foi mal. Texto copiado para o recortes, valeu a parceria, até mais!

    ResponderExcluir
  4. Ai Verinho Fernando, não sei quem você é, mas quero dizer que adoro adoro adoro suas crônicas! Menino você é inteligente demais! Canguaretama tem muitos talentos e a cada dia me surpreendo mais ainda!
    Vou te fazer um pedido: gostaria muito de ver uma crônica sua sobre AMOR e PAIXÃO.

    Aguardo ansiosa!

    Beijos!

    Sua fã incondicional!

    Samara

    ResponderExcluir
  5. Amor,você é inteligente demais... Amo muito tanta imaginação e tanto talento que há em você!A cada dia que convivo com você fico boba de ter me casado com um Homem tão formidável.

    Te amo!

    Angel

    ResponderExcluir

"Minha Vida é Tão Confusa Quanto a América Central. Por isso Não Me Acuse De Ser Irracional..."