sexta-feira, 1 de maio de 2015

Daltonismo


Já passei por diversas situações cômicas, inusitadas e constrangedoras relacionadas ao fato de ser daltônico. Chamar o Hulk de negão forte, pintar as folhas das árvores de vermelho e azul – segundo a professora –, e achar que a denominação ‘TV em cores’ fizesse referência à parte externa do aparelho e não às imagens, tornaram-se coisinhas normais comparando-se ao que aconteceu recentemente ao ter a oportunidade de conhecer a tia do meu amigo Júnior.
Estava à espera para ser atendido na gerência do Banco do Brasil quando notei a presença de um amigo, Júnior; logo ele aproximou-se e, virando-se para o lado:
– Tia, esse é aquele meu amigo que falei para a senhora que ele não identifica as cores.
Ela não deu muita atenção, somente disse um ‘tá bom’ com o ar de “e eu com isso?”.
Cumprimentei meu amigo e sua tia. Após alguns minutos, ela, do nada, olhou e disse:
– Juninho, é esse que só vê preto, branco e cinza, é?
– É, tia.
E a tia:
– Ai, meu Deus... O bichinho... E você veio sozinho pro banco, foi?
– Sim, sozinho. Não tenho problemas. Daltonismo não causa dificuldades a tal ponto. 
Aproximou-se um pouco mais de mim e, vindo para a cadeira que estava vazia ao meu lado, 
apontando para a camisa do sobrinho que estava saindo, perguntou gritando:
– VOCÊ SABE QUE COR É ESSA?
O grito dela chamou a atenção de todos, inclusive do gerente, que mais tarde viria a me perguntar também sobre o daltonismo. E eu:
– Tia, quanto à cor eu realmente não sei, porque eu não as vejo como a senhora as vê, agora os meus ouvidos estão legaizinhos...
E ela continuou:
– Meu filho, mas por que você não já foi se tratar? Compre um colírio, passe água virgem logo cedo nos olhos ainda em jejum. Vá fazer uma raspagem.
– No cabelo? Porque daltonismo não é catarata. Colírio também não tem nada a ver com isso...
E ela: 
– Ah, então tá certo...
Fez-se um silêncio no Banco...
Minutos depois, o número da minha ficha foi chamado. E ao levantar-me para ir em direção ao gerente, a tia gritou ao seu sobrinho (que estava usando o caixa eletrônico do outro lado):
– JUNINHO, MEU FILHO, VENHA AJUDAR AQUI SEU AMIGO PORQUE TEM UNS BATENTES ALI, QUE É PRA ELE NÃO CAIR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Minha Vida é Tão Confusa Quanto a América Central. Por isso Não Me Acuse De Ser Irracional..."